Sustentabilidade na
Paraná Steel

Conheça um pouco do nosso
comprometimento com sustentabilidade

Sustentabilidade

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é a capacidade de conservação de um processo ou sistema e também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, utilizando os recursos disponíveis no presente sem esgotá-los ou comprometer o meio ambiente das gerações futuras.

Construção civil

Conheça um pouco da sustentabilidade na construção civil

Na construção civil, a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais urgente. O setor é responsável por 40% das emissões de dióxido de carbono e toda obra, seja ela de grande ou pequeno porte, gera uma considerável quantidade de entulhos e resíduos, assim como a extração de matéria-prima para a obtenção dessas construções. Buscar minimizar os impactos provocados pelo setor e o reaproveitamento de resíduos, possibilitam, além do consumo consciente, a economia no seu futuro projeto. Não é raro observar nos dias atuais, alternativas que buscam tornar as edificações mais sustentáveis. O chamado “Mercado da construção verde”, não para de ganhar espaço no país e os edifícios de cunho comerciais são os que mais receberam certificações ambientais nos últimos tempos. Estratégias de iluminação natural, gerenciamento de água, criação de ambientes ao ar livre, controle de erosão, uso de tintas com baixo índice de compostos orgânicos, são alguns dos exemplos que tornaram-se prioridades na hora de uma construção.

Economia com a sustentabilidade

Aspectos econômicos da sustentabilidade

A sustentabilidade, além de seu aspecto ambiental e social, viabiliza economicamente uma obra, principalmente através da reutilização de materiais. Em uma pequena construção, por exemplo, a utilização de caçambas é um excelente meio de armazenar todos os tipos de materiais sólidos inutilizáveis, uma vez que o processo de destinar adequadamente os materiais é um dos pontos mais relevantes para a sustentabilidade na construção civil, além de permitir o reaproveitamento destes recursos, reduzindo assim os custos com coletas. Outro investimento importante é na tecnologia. Além da diminuição no número de papeis impressos, os softwares auxiliam na elaboração de projetos e no acompanhamento das obras, incluindo o tempo da sua execução. Outro aspecto positivo é que as empresas que adotam essas medidas e se alinham com o que existe de mais politicamente correto no segmento, ascendem suas imagens perante o mercado.

Paraná Steel Frame

Paraná Steel Frame e comprometimento com a sustentabilidade

O trabalho da Paraná Steel Frame por si só já é considerado o modelo mais sustentável de construção, uma vez que o gerenciamento de resíduos é uma das principais preocupações no descarte uma obra. A estrutura do Steel frame é composta de aço totalmente reciclável e sua construção, como já abordado em outro artigo nosso, é feita à seco, pois tijolos e cimento não são utilizados. A sustentabilidade na construção civil é uma meta. O consumo e a utilização sustentável dos produtos, evitam prejuízos e beneficiam o meio ambiente e essa prática deixou de ser apenas um diferencial competitivo, hoje, trata-se de um novo modelo de negócio, não apenas para sucesso individual, como principalmente para o coletivo.

Tire suas dúvidas
Precisa de ajuda?