Conheça o que é
Steel Frame

Steel Frame: O que você precisa saber sobre
essa moderna tecnologia da construção civil

Steel Frame

Conheça as principais características

O Light steel frame (LSF) ou estrutura de aço leve é um sistema construtivo ecologicamente correto, que traz ao mercado um novo conceito de edificação. Conheça as principais características.

Surgimento

Início da utilização do Steel Frame

A partir da década de 80, o aço deixou de ser utilizado apenas como divisórias de grandes edifícios e passou a ter valor na substituição das estruturas de madeiras das moradias. Com a vedação da indústria madeireira, esse método de construção passou a ser adotado. Seu crescimento foi rápido e, embora pouco ordenado em seu início e de fracassos cometidos por seus pioneiros, a procura por esse sistema tem sido constante.

Benefícios

Conheça alguns benefícios do Steel Frame

Um dos principais benefícios é sua estrutura em aço galvanizado que é totalmente reciclável, fazendo do Steel Frame um sistema de construção altamente sustentável. Sua construção é feita à seco, uma vez que tijolos e cimento não são utilizados. Comparando com a alvenaria tradicional, os blocos são substituídos pelo aço leve revestido com placas (cimentícia, gesso acartonado ST/RU/RF e OSB), aptas a receber pinturas e revestimentos.

Outro grande benefício é a precisão. Tanto dos cálculos (material utilizado), quanto da execução do projeto. A estrutura é fabricada com as dimensões pré-definidas, dispensando assim o corte das peças, tornando a construção mais barata, rápida e com baixa geração de resíduos. Além disso, o Steel Frame garante uma alta segurança, uma vez que não utiliza de vigas e torna-se uma estrutura flexível, adaptando-se mais facilmente às mínimas variações do terreno, eliminando assim os riscos de ruptura. O conforto, a acústica, o isolamento térmico, a redução de custos, as variadas opções de acabamento, também fazem parte das vantagens na utilização desse sistema.

Resistência do Mercado

Algumas resistências do mercado ao Steel Frame

Como resistência do mercado, encontram-se a limitação na pavimentação (embora existam edificações maiores, é mais comum encontrar construções térreas ou de até cinco pavimentos) e a dificuldade em mão de obra especializada, assim como a falta de maiores informações a fim de tornar esse sistema mais utilizado. No brasil, por exemplo, menos de 3% das edificações são construídas dessa forma. O país ainda é muito conservador e tradicionalista e não se rende totalmente à novas tecnologias, embora esta apresente tantos benefícios! Mesmo assim, esse sistema está adentrando no mercado Brasileiro. Graças ao seu alto desempenho, redução de custo e sustentabilidade na construção civil, o Steel Frame se mostra cada vez mais apropriado, eficaz e satisfatório. É um grande nicho a ser explorado, podendo se tornar um grande segmento de mercado.

Tire suas dúvidas
Precisa de ajuda?