Blog Paraná Steel

Mantenha-se atualizado

18/10/2019

Segurança: Normas técnicas do mercado da construção civil

A construção civil é um dos ramos em que há mais incidência de acidentes de trabalho. Entre os anos de 2012 e 2016, foram mais de 45 mil ocorrências. Isso se explica por diversos fatores, desde à própria natureza da área, até a exposição dos colaboradores a vários riscos durante a atividade. Por essa razão, é de fundamental importância que ações que validem a segurança e prevenção aos riscos, sejam desenvolvidas durante todo processo de uma obra, independentemente do tamanho desta.

Alguns riscos como: Quedas, choques elétricos e falta de sinalização, são os mais comuns e corriqueiros em canteiros de obras. Entender a importância da segurança do trabalho neste setor, assim como ter conhecimento prévio sobre as normas de segurança relacionadas ao mercado da construção civil, é imprescindível para uma melhor execução de um projeto, no entanto, é comum que os profissionais ainda tenham dúvidas à respeito das aplicações das mesmas, uma vez que elas são confundidas entre si.

Entenda por que é essencial o conhecimento desses regulamentos técnicos e quais as vantagens para sua obra:

As normas regulamentadoras estabelecem requisitos de qualidade, desempenho e segurança para empresas e trabalhadores de todas as áreas. Elas estão divididas entre as NR e NBR. A primeira sigla trata-se das Normas Regulamentadoras, a segunda, das Normas Técnicas para a Construção Civil. As NR’s são relativas à segurança do trabalho, estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e com base nas informações estatísticas, assim como nas demandas de fiscalização, nas organizações empresariais e necessidades da sociedade, podem ser alteradas pelo Ministério; enquanto as NBR’s, são constituídas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e possuem o objetivo de garantir a qualidade e a segurança de um edificação, seguindo à risca as recomendações, métodos e parâmetros previstos na legislação Brasileira.

Dentre uma das principais normas envolvendo a construção civil, está a de Desempenho de Edificações (NBR 15575) Clique aqui para saber mais. Desde 2013, toda construção deve estar obrigatoriamente alinhada aos requisitos citados na mesma. São inúmeros itens e para melhor compreensão, foram divididos em seis partes, sendo as principais: Cobertura, piso, requisitos gerais da obra, sistemas estrutural, sistema hidrossanitários e vedação. Eles garantem instruções para o controle contra incêndios, resistência das tubulações, período de manutenção, iluminação e sustentabilidade, dentre outros.

Abaixo os principais objetivos dessas normais tão imprescindíveis:

Objetivos principais das NRs:

  • Arquitetar estratégias para prevenção de acidentes de trabalho;
  • Conservar a saúde e a segurança dos trabalhadores no decorrer da construção;
  • Formalizar uma legislação de proteção à segurança e medicina do trabalho;
  • Impedir atividades que apresentem condições precárias e coloquem em risco a integridade física do trabalhador;
  • Incentivar a implantação de políticas de segurança e saúde no trabalho dentro das empresas;
  • Parametrizar procedimentos;

Objetivos principais das NBRs:

  • Orientar o profissional da construção civil acerca de materiais, produtos e processos;
  • Impulsionar a qualidade dos empreendimentos ao fim do processo.
  • Estimular a competitividade no mercado;
  • Evitar erros e incompatibilidade entre as etapas do processo;
  • Padronizar processos produtivos.

Paraná Steel Frame acredita em um sistema construtivo inovador, sustentável e seguro, trabalhando com seriedade na resolução das necessidades específicas de cada cliente.

Ficou interessado? Clique aqui e solicite uma avaliação gratuita e personalizada do seu projeto e garanta uma construção segura e de qualidade.

Tire suas dúvidas
Precisa de ajuda?