Blog Paraná Steel

Mantenha-se atualizado

18/10/2019

Drywall: Entenda como funciona

 

Placa de gesso, gesso laminado ou gesso cartonado é um painel constituído desse mesmo material e ficou conhecido no Brasil como Drywall, ou parede seca. É amplamente utilizado na construção civil no exterior e, aos poucos, vem sendo explorado pelo setor da construção brasileira, embora sua introdução já tenha ocorrido há mais de duas décadas. Essa resistência se dá pela quantidade de equívocos nas informações circuladas em torno do material e do seu uso, principalmente sobre sua durabilidade e resistência.

 

 

Para te ajudar a ficar por dentro de mais esse aliado na sua construção, elencamos informações que desmitificarão questões desentendidas por esse produto.

O Drywall é mais um sistema construtivo inovador, que remonta as divisões internas convencionais de alvenaria em uma solução muito mais simplificada, eficiente, limpa e que se adapta em totalidade às necessidades locais. Foi criado nos Estados Unidos, no ano de 1898, por Augustine Sackett e revolucionou a construção civil Norte-Americana e assim como no Steel Frame, não utiliza (ou o faz de forma mínima) a água. Já vem pronto para obra e permite uma construção mais limpa, uma vez que não utiliza de outros produtos, como argamassa e outros materiais. As paredes nesse sistema são mais leves e com espessuras menores que as das paredes de alvenaria. Elas permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado (Steel Frame); Suporta a fixação de objetos com até 120kg e, por isso mesmo, já finda com um dos mitos que possui: O de que não é resistente. Sua estrutura aceita facilmente a instalação de vasos sanitários, pias e bidês, assim como pode ser colocado em ambientes considerados “molhados”, como é o caso dos banheiros.

Esse gesso se adapta a qualquer estrutura, podendo ser utilizado como forro, revestimentos, paredes, colunas, vigas, dutos, de ar-condicionado, além de admitir o uso de diversos acabamentos, como pintura, cerâmica, papel de parede, fórmica mármore e madeira. Além disso, sua instalação é relativamente simples, apesar de utilizar de ferramentas específicas para sua aplicação. Esse sistema possui um curto prazo na entrega e consequentemente de custos, uma vez que possui uma superfície lisa e precisa, não necessitando de preparação para uso de pintura e ainda garante um ganho de até 4% na área útil de uma obra.

Tire suas dúvidas
Precisa de ajuda?